PÉ DE VIDA
Uma arvore frondosa – manga abacaxi.
Arvore da infância, crescemos juntos a essa arvore.
Ela conosco cresceu.
Quando era necessária a poda, me lembro claramente que meu pai sentia as dores dela, como se seus próprios galhos estivessem sendo cortados, e foi assim a vida toda dele, perto acompanhando a poda, ou quando estava em viagem e fazíamos sem a presença dele, ele sabia o que estava acontecendo ali em casa, aquele pé de manga abacaxi estava sendo podado.
A natureza é assim, nos misturamos com ela, houve uma poda, a dessa imagem, em que o homem se misturou em meio as folhagens e galhos, vemos assim lições, das arvores, das podas às arvores, dos homens que podam as arvores.
Quando uma arvore é podada ela tem a oportunidade de se fortalecer e crescer ainda mais, assim diz a palavra do senhor, que a arvore que dá bom fruto é podada pra que produza ainda mais, então, ser aparado vez ou outra faz parte do fortalecimento para a maior produtividade.
Os galhos podados serão aproveitados, como um banco para o homem se sentar em baixo da arvore, ou como adubo na terra junto as folhagens, ou como combustível para manutenção do fogo, ou quem sabe carvão para churrascos animados em família, nada se perderá.
As madeiras de poda podem ser matéria de construção, nada é desperdiçado, há a recriação a partir do momento da poda, no entanto, necessária a visão dessa oportunidade de crescimento é apenas uma fase, o melhor ainda está por vir.
Às vezes, quando somos podados pela vida, ficamos tão focados em nossas perdas que não podemos vislumbrar a oportunidade que estamos recebendo de nos tornarmos melhores, mais fortes, as ferramentas do crescimento são jogadas no lixo.
Por essa razão as pessoas acabam vivendo em círculos e se lamuriando, não aprendem a utilizar todos os fatores, podas e acontecimentos para se aperfeiçoarem, melhorarem, crescerem.
Quanto deixamos desaproveitado por ai?
O homem poda a arvore, enquanto poda esse homem se dói, ele se lembra por quantas vezes teve seus galhos podados ao longo da vida, quantas oportunidades recebeu com tais podas.
O homem se senta em meio a folhagem, e passa apenas a pensar na vida, no adubo da vida e da terra por causa desses galhos podados, na oportunidade do fogo a ser criado a partir dali, na oportunidade de crescer e de produzir mais.
Pensa na sombra que produz sem criar riscos a quem por ali passa para descansar, não há nenhum galho velho e perigoso ali, o que não era mais útil foi descartado, agora o que resta da arvore é para o verdadeiro descanso, para a paz. Pensa e diz para a arvore: - cresça e produza.
Esse homem viaja em seus pensamentos buscando maiores sentidos todos os dias para a criação, para as criaturas, e em meio as folhagens, perdido em seus pensamentos, ele não sabe mais se está pensando na árvore ou na vida, ou se somos em nossas vidas quase sempre como arvores, e que seremos podados, ele fica ali sentando, porque pensar é um dom divino, e ele sabe que não está só em suas questões e pensamentos, porque agora tanto o homem quanto a arvore estão mais fortes e caminham para o crescimento produtivo, segundo o qual foram criados.
Comentários
Postar um comentário